VOLTAR PARA NOTÍCIAS

VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Libracom e Cooperativa Lar: Mais uma etapa vencida nesta história de sucesso!

A Lar, uma das maiores cooperativas Brasileiras, desde 2015 conta com as soluções da Libracom para controle e gerenciamento de sua maior fábrica de rações. Localizada em Santa Helena no Oeste do estado do Paraná, esta unidade é responsável por produzir até 75.000 Ton/mês de rações balanceadas para aves.

De maneira a suportar o crescimento da produção de carnes da Lar, a unidade de Santa Helena vem recebendo constantes investimentos. Em 2015 a empresa implementou uma nova linha de produção (linha 3) que contou com toda a Infraestrutura de automação e instalações elétricas fornecidas pela Libracom. Nesta oportunidade, a produção foi ampliada em 14.000 Toneladas mensais. Diante da exitosa experiência, em 2018 novamente a Libracom e a Lar fecharam acordo, desta vez para a implementação da Linha 4 que trouxe a empresa para os atuais patamares de produção.  

Em 2019 as duas empresas, Lar e Libracom, uniram esforços para elaborar um plano audacioso de retrofit (projeto de modernização ou atualização), dos sistemas de controles antigos desta fábrica (Linhas 1 e 2). O objetivo era aumentar a disponibilidade das duas linhas, trazer todos os controles para uma única plataforma tecnológica e ampliar ainda mais a capacidade produtiva da fábrica também realizando a troca de 2 misturadores antigos por um novo maior e mais eficiente.

Para que tal empreitada ocorresse sem sobressaltos e dentro do planejamento, entre os dias 04 a 22 de maio uma enorme operação, culminando com uma parada de 5 dias, foi montada. Naquele período mais de 40 profissionais de diferentes empresas, além das equipes de manutenção da Lar, trabalharam intensamente para garantir que milhões de frangos alojados nas propriedades dos associados da Lar, não sofressem com falta de rações.    

Naqueles 5 dias cruciais, uma equipe de 6 profissionais da Libracom trabalhou intensamente para garantir a migração de mais de 1.800 pontos de controles baseados em hardware Siemens sobre redes Profibus e ModBus, que agora estão integrados em uma plataforma de controle com PLC´s Rockwell e supervisório FTView. Agora, todos os ativos de Automação da unidade de Santa Helena contam com o completo Suporte 7x24 da LibraConnection, estrutura de pronto atendimento da Libracom.   

Para o quarto Trimestre deste ano, já está contratada uma nova ampliação que inclui mais uma linha (5) com peletização e que trará a produção total desta unidade para impressionantes 95.000 toneladas por mês. Mais uma vez, a Libracom estará orgulhosamente participando dos planos de crescimento deste grande Player do Agronegócio Brasileiro. 

Além da Libracom, as melhorias na Cooperativa Lar contaram com a participação das empresas: Btech, Eletrosafe Evonik, Librasis, Oeste Montagens, Schneider Engenharia, Tech Service, Van Aarsen e toda a equipe da Unidade de Santa Helena.

Cuidados com o COVID-19

Encarando a atual realidade frente ao COVID-19, mesmo com todos os desafios do trabalho, a Libracom e todas as demais empresas envolvidas realizaram o trabalho com excelência respeitando todos os protocolos de higienização, que normalmente já são utilizados no acesso a planta diariamente. Além de inspeções de segurança na entrada da fábrica respeitando as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde.