VOLTAR PARA NOTÍCIAS

VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Sensor de nível - Soluções para a Indústria de Grãos

Tecnologia de medição confiável para soluções versáteis na indústria de grãos

A moagem de grãos possibilita uma variedade única de produtos de panificação, bem como muitos outros alimentos. O processo de produção de farinha em várias etapas, exige componentes com a mais alta tecnologia de parceiros de confiânça.

A UWT é uma empresa reconhecida como especialista a nível mundial em soluções customizadas em tecnologia de medição e detecção de nível. Com muitos anos de experiência e conhecimento de aplicações dentro da indústria, a UWT oferece soluções de detecção e medição de nível personalizadas para as necessidades especificas de cada cliente, tornando-nos o seu parceiro ideal para OEMs e indústria de grãos.

Há uma variedade de aplicações de medição, desde o recebimento dos grãos até o carregamento da farinha, que devem ser observados, para garantir a segurança e continuidade do processo de produção. A instrumentação adequada é implementada de acordo com as exigências, e solucionada através dos diferentes princípios de medição disponíveis. A UWT oferece a solução certa, contando com a mais moderna tecnologia da sua crescente família de produtos.

Desenho higiênico

A UWT oferece medição de nível para processos higiênicos na indústria de alimentos, através da certificação EHEDG (European Engineering & Design Group).

O objetivo do desenho higiênico é evitar a contaminação dos alimentos por microorganismos. Nossos produtos foram exaustivamente desenvolvidos, de maneira que se elimine resíduos e cumpram os requisitos para a higiene absoluta para aplicações da indústria de alimentos. Todas as partes dos instrumentos de medição que entram em contato com o produto são livres de lacunas e construídas por materias de grau alimentício.

A certificação EHEDG dos sensores de nível é um grande benefício para a segurança na indústria de alimentos.

Proteção contra explosões

Os sensores UWT são certificados internacionalmente, cumprindo com os requisitos ATEX, IEC-Ex, FM, CSA, INMETRO e diversos outros. Estas certificações são essenciais para a indústria de alimentos, devido a existência de poeira dos grãos e farinhas. Estas áreas devem ser classificadas e divididas de acordo com as zonas de risco correspondentes.

A UWT ajuda e apoia ao contruir e selecionar sensores de nível para as zonas correspondentes e para as classes necessárias.
 
Garantia e controle de qualidade fazem parte dos valores da UWT há muitos anos. Os nossos sensores de nível destacam-se pela sua funcionalidade e confiabilidade, assim como pela facilidade de utilização e longa vida útil. Devido aos altos requisitos de qualidade e exigências da indústria de grãos, a UWT, como empresa familiar de tamanho médio, oferece um suporte amplo e diversas soluções para os requerimentos técnicos da indústria.

Descomplique a operação dos processos com sensores de primeira classe

A UWT oferece tecnologias de medição sem complicações, de alto rendimento e absolutamente seguras, a preços compatíveis, que podem ser integradas facilmente e com segurança em qualquer instalação. Nossos produtos tem demonstrado sua alta qualidade em uma ampla variedade de aplicações em processos na indústria de grãos. Matérias-primas como por exemplo, trigo, espelta, centeio, cevada ou sorgo percorrem diferentes processos e etapas dentro da planta em seu caminho para o produto final.

Os principais processos na indústria de grãos estendem-se desde o recebimento e armazenamento dos grãos até a limpeza, pesagem e secagem seguido do humedecimento, moagem e armazenamento nos silos de farinha e, por fim o carregamento. Juntamente a esses, existem outros processos, como a aspiração, despoeiramento e filtragem assim como o transporte e a dosagem da produção nos moinhos de grãos. O controle de nível com sensores UWT aplica-se em diversos segmentos, para detectar ou medir o nível de materiais sólidos. Contribuímos para tornar este processo mais seguro e confiável.

O seu parceiro para os diferentes processos nos sistemas de transporte

Durante todo o processo de produção existem diversos sistemas de transporte de grãos, onde diferentes materiais sólidos devem ser detectados em cada estágio de seu processamento. O transporte de matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados é realizado por elevadores, transportadoras de corrente ou transportadoras helicoidais. O controle do fluxo de material é essencial para garantir um processo de produção eficaz.

Os dispositivos oferecidos pelas séries de produtos da UWT permitem uma solução sofisticada para a detecção e monitoramento de sólidos em movimento. Isso em diferentes sistemas de transporte de grãos e para praticamente qualquer aplicação.

Falhas nos sistemas de transporte de matérias-primas, de suplementos ou de outros materiais sólidos são reconhecidos a tempo através do uso dos princípios de medição adequados, evitando assim, qualquer dano subsequente.

O seu parceiro nos processos de pré limpeza / pesagem / secagem

A instrumentação de nível da UWT proporciona uma solução profissional em termos de precisão e se- gurança do processo, apoiando a unidade de produção de grãos. Para otimizar a pesagem e dosagem dos diversos materiais, é imprescindível que os dispositivos de medição ofereçam uma sensibilidade ajustável. Os sensores UWT detectam facilmente uma densidade aparente abaixo de 5g/l (0.3lb/ft3) ou uma capacitância maior que 1,5DK.

Através do ajuste flexível dos instrumentos para condições variáveis, o nível de automação do processo é incrementado de maneira efetiva.

O seu parceiro nos diferentes processos de armazenagem

Tanto as matérias-primas como os produtos acabados devem ser armazenados corretamente para garantir o abastecimento contínuo da cadeia. Além disso, existem outros processos de armazenagem integrados à moagem de grãos. O material espera para ser processado em silos intermediários, tais como reservatórios, células intermediárias ou funis, onde se armazenam os ingredientes antes de serem misturados.

Os sensores UWT são utilizados durante os processos de armazenagem principalmente para a medição de nível e proteção contra transbordo. Neste caso, o método de medição eletromecânico Nivobob® tem demonstrado na prática a sua eficiência para a medição de nível contínuo. Esta tecnologia é considerada versátil e é utilizada em diferentes materiais, fornecendo um sinal confiável de medição de nível contínuo.

Além do método de medição eletromecânico são também frequentemente utilizados transmissores por radar para a medição de nível contínuo em diferentes silos de armazenamento. Devido à alta sensibilidade dos sensores por radar, eles podem medir distâncias de até 100 metros e ser usados na detecção de sólidos e grãos muito finos. O NivoRadar® opera com um sinal de alta freqüência (78 GHz) obtendo um ângulo de feixe muito estreito de apenas 4°, o que permite o uso deste sensor em silos estreitos e altos. Por intermédio do flange giratório, o radar pode ser ajustado para assegurar o alinhamento perfeito, visto que o ângulo do feixe permite ser direcionado para o elemento desejado, como por exemplo, a descarga do silo.

Nos silos de armazenagem, em conjunto com o sensor por radar, pode ser também utilzado o sistema de visualização Nivotec®. O Nivotec® permite detectar e monitorar os níveis de forma remota, analisando tendências e finalmente melhorando o seu sistema de gestão de logística de materiais.

Ter uma extensa linha de produtos com tecnologias inovadoras de medição, permite-nos instrumentar de maneira ideal qualquer área do seu processo, oferecendo uma variedade de disponitivos, de acordo com a sua necessidade. Todos os sensores UWT tem um desempenho de operação de praticamente 100% e são totalmente livres de manutenção. Por isso, são ideais para ser instalados em indústrias com produção 24h por dia.

O nosso portfólio de produtos tem um design com certificado reconhecido no mundo inteiro, inclusive o certificado de aprovação sanitária EHEDG, assim como sensores que cumprem com as diretivas segundo ATEX, IEC-Ex, FM, INMETRO, etc. Regulamentos cumpridos! Com isso, os dispositivos UWT garantem a segurança de sua instalação a nível global, devido aos seus certificados aprovados.

O seu parceiro no manuseio de materiais sólidos

Para um bom funcionamento do processo de produção é crucial que se tenha um controle transparente dos diferentes materias nos depósitos primários e secundários, assim como nos depósitos intermediários e em silos de descanso. É nesses depósitos que a instrumentação de detecção e medição de nível é utilizada, visando assegurar o processamento regular e contínuo de materiais.

Para processos com altas temperaturas, a UWT oferece, por exemplo, sensores com versões que operam até 1.100°C. Além disso, os sensores aqui utilizados são compactos com conexões ao processo pequenas M30/1", que podem detectar o material com precisão mesmo em espaços reduzidos. A UWT também oferece uma solução para as aplicações que tendem a formar incrustrações.

O seu parceiro no processo de humedecimento e para os silos de descanso

Nesta seção, o grão armazenado nos silos é precisamente medido, misturado e humidecido, de modo que esteja devidamente preparado para o processo de moagem em si. O grão acondicionado permanece então nos silos de descanso aguardando a moagem.

A instrumentação de nível da UWT proporciona uma solução profissional em termos de precisão e segurança do processo, apoiando a unidade de produção de grãos. Nesta parte do processo a tecnologia ativa de compensação de aderências é de crucial importância, característica comum nos dispositivos de detecção com principio capacitivo. Através da tecnologia “Active Shield” garante-se uma produção sem interrupção com alta e constante qualidade, inclusive em misturas muito pegajosas, farinhentas ou viscosas.

O seu parceiro no processo de moagem e peneiramento

Para assegurar uma solução totalmente voltada às necessidades do cliente, a UWT oferece uma ampla linha de produtos, de tal forma que os processos funcionem sem problemas, conforme seu ritmo individual.

Durante os diferentes processos da indústria de grãos, o grão é moído diversas vezes, passando pelo peneiramento (peneirador plano/plansifter) até chegar no silo de farinha acabada, gerando além da farinha tradicional, uma série de outros produtos intermediários ou subprodutos. Dependendo da quantidade de repetições de moagem, obtém-se a consistência e tamanho desejado do produto.

Os princípios de medição mais adequados para monitorar o material nos processos de trituração  e moagem, como em peneiradores planos, por exemplo, são o princípio de vibração e princípio capacitivo. Através da sua construção e design à prova de poeira, as sondas vibratórias bem como os interruptores capacitivos têm regularmente comprovado a sua confiabilidade em aplicações difícies e complexas.

Ambos os equipamentos estão disponíveis em diferentes versões e podem ser facilmente integrados em espaços reduzidos.

O seu parceiro para os processos de embalagem e carregamento

A equipe criativa da UWT configurará os sensores conforme os requisitos específicos de cada processo.

Para processos de embalagem e carregamento, o nosso portfólio oferece dispositivos confiáveis para o sinal de demanda no enchimento de embalagens, bem como modelos ajustáveis às células de carregamento.

O equipamento ideal para o seu silo

O diagrama 3D demonstra um exemplo de silo de armazenamento de farinha ou cereais com vários sensores UWT recomendados para detecção de nível máximo, intermediário ou mínimo, assim como para medição de conteúdo. Cada tecnologia de medição pode ser projetada de acordo com critérios individuais e estendidas conforme suas funcionalidades correspondentes. Para cada sensor de medição recomendado existem alternativos, os quais também funcionam sem problemas na aplicação.

Faça o dowlnoad do material completo aqui

Copyright © 2016 Libracom. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência S3