VOLTAR PARA NOTÍCIAS

VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Sensor de nível - Soluções para a Indústria de Nutrição Animal

Tecnologia de medição confiável para soluções versáteis na Indústria de Nutrição Animal

As soluções UWT na medição e detecção de nível são utilizadas mundialmente em silos e sistemas de processamento em fábricas de nutrição animal. A tecnologia inovadora, combinada com um amplo conhecimento no setor, proporciona à indústria de nutrição animal diversas soluções na medição de nível e, em alguns casos, personalizados de acordo com as respectivas necessidades.

A produção de rações de alta qualidade e de alimentação animal é um setor em grande crescimento. Além de alimentos e rações especiais para a criação de animais, este segmento também inclui rações para animais de estimação e de competições esportivas. Consequentemente, existe uma enorme diversidade de produtos finais: rações para o setor agrícola, como por exemplo, criação de bovinos, suínos e equinos, gado leiteiro e animais para reprodução (por exemplo piscicultura), assim como alimentação de aves e roedores. Não esquecendo da ração para animais domésticos como cães, gatos e répteis.

As necessidades nutricionais são distintas para cada espécie, por isso são produzidas uma grande variedade de rações, com diferentes composições e receitas. Por conta disto, o foco da instrumentação de nível na indústria de nutrição animal, encontra-se na capacidade de adaptar-se facilmente às diversas circunstâncias dentro dos diferentes processos de fabricação. 

A elaboração de uma ração equilibrada está baseada na finalidade específica de cada produto. Da mesma forma, o uso apropriado dos sensores de nível deve ser observado de acordo com os requisitos de cada aplicação na indústria.

Com mais de 40 anos de experiência, e com mais de um milhão de aplicações com êxito, a UWT oferece soluções de detecção e medição personalizadas para as necessidades especificas de cada cliente.

A mais alta qualidade em longo prazo 

Aqueles inconvenientes que acontecem durante o transporte ou durante os processos de mistura, dosagem e pesagem de materiais, raramente podem ser corrigidos ou compensados posteriormente. Por esta razão, é essencial que a instrumentação de medição tenha a qualidade e ofereça a segurança que o processo exige. 

Os serviços são oferecidos através de um único fornecedor, desde o desenvolvimento, passando pela produção, até a montagem final e serviço de pós-venda. O foco está concentrado na mais alta qualidade, conhecimento técnico e na boa cooperação com clientes, fornecedores e parceiros.

Os sensores de nível, tanto para medição como para a detecção de limites de nível em diferentes processos são, hoje em dia, indispensáveis dentro de uma fábrica de produção moderna. Todos os dispositivos UWT são desenhados e desenvolvidos visando uma fácil integração nos diferentes processos existentes na indústria de nutrição animal. Caracterizam-se também por serem completamente livres de manutenção de acordo com o princípio install and forget.

 

Descomplique a operação dos processos com sensores de primeira classe 

A UWT oferece tecnologias de medição sem complicações, de alto rendimento e absolutamente confiáveis, a preços compatíveis, que podem ser integradas facilmente e com segurança em qualquer instalação. Os produtos tem demonstrado sua alta qualidade em uma ampla variedade de aplicações em processos na indústria de nutrição animal. Matérias-primas como, por exemplo, trigo, soja, granola, milho, cevada, centeio, farelos, melaço, compostos minerais, aveia, sorgo, leguminosas de grão ou secos, leite desnatado em pó, farinha de ervas, compostos de glúten do milho, percorrem diferentes processos e etapas dentro da planta em seu caminho para o produto final. 

 

Os principais processos na indústria de rações são: armazenamento, pesagem e mistura, seguido da pelletização, refrigeramento e trituração. Existem também outros processos como, por exemplo, extrusão, transporte e dosagem. O controle de nível com sensores UWT aplica-se em praticamente todas as indústrias, para detectar ou medir o nível de materiais sólidos, confira abaixo:

ARMAZENAMENTO

Tanto as matérias-primas como os produtos acabados devem ser armazenados corretamente para garantir um abastecimento contínuo da cadeia. Tudo inicia com a matéria-prima, que depois de entregue, pesada e limpa, é transportada e armazenada em silos. O material permanece ali até ser processado. Além disso, os produtos acabados, tais como pellets, permanecem armazenados nos silos até a sua entrega final. 

Os sensores UWT são utilizados durante os processos de armazenamento principalmente para a medição de nível e proteção contra transbordo. Neste caso, o método de medição eletromecânico Nivobob® tem demonstrado, na prática, a sua eficiência para a medição de nível contínuo. 

Em conjunto, o sistema de visualização Nivotec® pode ser utilizado nos silos de armazenamento para detectar e monitorar os níveis de forma remota, analisando tendências e finalmente melhorando o seu sistema de gestão de logística de materiais. 

MANUSEIO DE SÓLIDOS

Durante todo o processo de produção de rações e demais sistemas de armazenamento de matéria-prima, existem também outras operações intermediárias e processos subsequentes de transporte que necessitam da detecção dos diferentes níveis de sólidos. O material espera para ser processado posteriormente em sils intermediários, tais como reservatórios, células intermediárias ou funis, onde se armazenam os ingredientes antes de serem misturados. 

 

Nestes silos intermediários, aconselham-se sensores robustos e resistentes a temperaturas extremas. Para aplicações com altas temperaturas do ambiente, a UWT oferece dispositivos em diversas versões que operam sem complicações em condições até 1.100 ºC. 

Durante a produção de alimentos para animais, os materiais sólidos são transportados mecanicamente via esteira transportadora, elevadores, transportadores helicoidais ou transporte pneumático. Controlar o fluxo de materiais é essencial para garantir um processo de produção eficaz. Os diferentes dispositivos oferecidos pelas séries de produtos da UWT permitem uma solução sofisticada para a detecção e monitoramento de sólidos em movimento em diferentes sistemas de transporte para sólidos, para praticamente qualquer aplicação. Falhas nos sistemas de transporte de matéria-prima, pellets ou outros materiais sólidos, são detectados a tempo através do uso dos princípios de medição adequados, evitando assim, qualquer dano consequente.

PESAGEM, DOSAGEM E MISTURA

A instrumentação de nível da UWT proporciona uma solução profissional em termos de precisão e segurança do processo, apoiando a unidade de produção de rações. Para otimizar a pesagem e dosagem dos diversos materiais, é imprescindível que os dispositivos de medição ofereçam uma sensibilidade ajustável. Os sensores UWT detectam facilmente uma densidade aparente abaixo de 5g/l (0.3lb/ft3) ou um valor DK maior que 1,5. Através do ajuste flexível dos dispositivos UWT, adaptando-se às condições variáveis, o nível de automação do processo é incrementado de maneira efetiva.

 

Durante o processo de mistura e acondicionamento acontece a mistura de diversos componentes para a composição das rações, bem como uma intensiva saturação de vapor e a adição de componentes líquidos. 

Por este motivo, a tecnologia ativa de compensação de aderências é de crucial importância, característica comum nos dispositivos de detecção com principio capacitivo. Através da tecnologia Active Shield garante-se uma produção sem interrupção com alta e constante qualidade, inclusive em misturas muito pegajosas, farinhentas ou viscosas. 

 

Ter uma extensa linha de produtos com tecnologias inovadoras de medição, permite-nos instrumentar de maneira ideal qualquer área do seu processo, oferecendo uma variedade de instrumentos de acordo com a sua necessidade. Todos os sensores UWT tem um desempenho de operação de praticamente 100% e são totalmente livres de manutenção. Por isso, são ideais para ser instalados em indústrias com produção 24h por dia. O nosso portfólio de produtos tem um design com certificado reconhecido no mundo inteiro inclusive o certificado de aprovação sanitária EHEDG, assim como sensores que cumprem com as diretivas segundo ATEX, IEC-Ex, FM, etc. Com isso, os dispositivos UWT garantem a segurança de sua instalação a nível global, devido aos seus certificados aprovados. 

 

TRITURAÇÃO

Para assegurar uma solução totalmente voltada às necessidades do cliente, a UWT oferece uma ampla linha de produtos, de tal forma que os processos podem funcionar sem problemas conforme seu ritmo individual. 

Por exemplo, o principio de rotação e o principio capacitivo são soluções de monitoramento de nível mais adequadas para os processos de trituração, como por exemplo moinhos de martelo. Através da sua construção resistente à corrosão e design à prova de poeira, as chaves de nível rotativas e capacitivas têm regularmente comprovado a sua confiabilidade em ambientes agressivos. Ambos os equipamentos estão disponíveis em diferentes versões e podem ser facilmente integrados em espaços reduzidos. 

 

PELETIZAÇÃO

Clientes do mundo inteiro reconhecem a UWT como especialista em soluções personalizadas e excelente relação custo-benefício. O objetivo da empresa é produzir tecnologias, tanto para aplicações especiais de acordo com seus requisitos ou particularidades, quanto para aplicações onde há variação de densidade, formação de pontes, incrustações, abrasão, alta carga mecânica, necessidade de reação imediata, altas ou baixas temperaturas e pressões de processo, etc. 

 

 

A instrumentação de medição de nível precisa superar estes desafios especialmente durante o processo de pelletização. Com nossas soluções individualizadas e tecnologias eficientes garantimos o funcionamento dos processos durante a fabricação de ração animal. Além disso, o nosso foco é assegurar que os nossos produtos estejam rapidamente disponíveis aos nossos clientes.

RESFRIAMENTO

O processo de resfriamento é crucial na produção de rações pois o equipamento deve ser capaz de lidar com o material tanto quente quanto frio. No processo de pelletizacao, os pellets quentes se esfriam até atingir a temperatura apropriada. Portanto, as exigências quanto à tecnologia de medição instalada podem ser difíceis de cumprir. 

 

 

Para lidar com os extremos de temperatura, a UWT integra pequenos elementos de aquecimento na eletrônica dos sensores. Desta forma, o sensor ajusta-se cuidadosamente às variações 
drásticas de temperatura, o que permite o bom funcionamento sem que o resultado seja afetado negativamente. 

Os sensores da UWT podem ter revestimentos especiais para diferentes tipos de extensão, de tal modo que os equipamentos podem ter a opção para aço inoxidável 1.4404 (316L) juntamente com vedantes em teflon. 

Os processos de melhoria contínua asseguram que os produtos da UWT sejam de alta qualidade. Para garantir uma elevada vida útil dos equipamentos, são utilizados apenas materiais de alta resistência em toda a série. Além disso, todos os modelos são submetidos a um teste de funcionamento a 100% incluindo um teste HV-PE.

EMBALAGEM E CARREGAMENTO

A equipe criativa da UWT configurará os sensores conforme os requisitos específicos de cada processo. Para processos de embalagem e carregamento, a empresa oferece dispositivos confiáveis para o sinal de demanda no enchimento de embalagens, bem como modelos ajustáveis às células de carregamento.

 

 

 

Faça o download do material completo aqui.